Saiba quais os custos de uma franquia e conheça os prós e contras de investir no setor

Abrir uma franquia no Brasil pode ser um caminho para quem deseja se tornar um empreendedor. A variedade de marcas existentes oferece oportunidades para diversos perfis financeiros. Há modelos que demandam investimento inicial de apenas R$ 5 mil, com promessa de faturamento mensal de pelo menos R$ 3 mil. Outros chegam a custar mais de R$ 30 milhões.

O investimento inicial é o valor estimado do custo imediato na aquisição, implantação e entrada em operação da franquia. Na maioria das marcas franqueadoras, este primeiro aporte não inclui os custos com aquisição/locação do ponto físico onde o negócio será instalado. Além disso, o pretenso empreendedor tem de levar em conta os outros custos que a franquia demanda. Os principais são:

  • Capital de giro
    Reserva financeira que o franqueado necessita para arcar com os custos da franquia nos primeiros meses da operação, seja para aquisição de estoque ou para custos operacionais.
  • Taxa de franquia
    Taxa cobrada uma única vez para ingresso à rede da marca franqueadora. Inclui treinamento inicial, suporte de implantação e todas as ações do franqueador para viabilizar o início da operação da franquia.
  • Taxas de Royalties
    Cobrança pelo uso da marca enquanto durar o contrato. As redes costumam cobrar essa taxa mensalmente e, geralmente, ela é calculada com base em porcentagem sobre o faturamento bruto da unidade.
  • Taxas de propaganda
    Também chamada taxa de marketing, corresponde à contribuição do franqueado para o marketing institucional e outras ações para divulgar toda a rede. Geralmente é cobrada mensalmente.
  • Taxas de sistema
    Algumas redes cobram pelo uso de tecnologias e sistemas que demandam altos custos de manutenção, como PCs e softwares específicos, além de aplicativos. Seu custo pode ser fixo ou variável.
  • Taxa de serviço
    Valor cobrado eventualmente quando a franqueadora efetue um serviço na unidade franqueada que não estava planejado (extras). Os valores podem depender e variar de acordo com a necessidade na ocasião.
  • Custos operacionais
    Além das taxas cobradas pelas redes, também há gastos comuns a qualquer negócio, como aluguel, serviços de telefonia, internet, energia elétrica, estoque, funcionários, contador, etc.

Fonte: G1