Ao contratar uma consultoria empresarial, a empresa passará a contar com as experiências e os conhecimentos dos consultores envolvidos, os quais normalmente são relativos à diversas áreas de atuação e em vários mercados, o que já agrega muito valor ao projeto a ser executado. Ou seja, são profissionais preparados e com excelente formação, e que já possuem vivência no mercado. Além disso, pelo fato de os consultores já possuírem experiência no trabalho a ser realizado, o tempo de conclusão será menor em comparação à realização por funcionários da empresa – e quanto menos tempo gasto, mais recursos economizados.

Uma solução estratégica que poderia ser elaborada e implementada internamente por funcionários pode ser analisada, planejada e executada em menos tempo e com mais resultado agregado quando contratado uma empresa já especialista no assunto. Isto porque os consultores envolvidos no projeto ficarão dedicados à elaborar a solução estratégica e utilizarão de suas experiências no desenvolvimento e implementação de outras soluções semelhantes.

Entretanto, algumas empresas ainda podem questionar: por que não contratar um funcionário e deixá-lo dedicado à essa atividade estratégica?
A resposta está novamente relacionada aos custos envolvidos: o custo (salário, benefícios, tributos e encargos, etc.) para admissão e treinamento do funcionário, além de toda a estrutura necessária, é muito mais alto em relação à contratação de uma consultoria. Vale citar ainda que para a maioria das micro, pequenas e médias empresas o custo para a contratação de novos funcionários extrapola suas possibilidades.

Em quais áreas uma consultoria empresarial pode atuar?

De maneira objetiva, a resposta é que existem consultorias para todas as áreas da administração de empresas. São empresas e consultores com conhecimento e experiência em realizar determinadas atividades e capazes de oferecer soluções para as necessidades e objetivos do cliente.

  1. Estratégia Empresarial: oferece serviços que auxiliam empresas a analisar o ambiente em que estão inseridas e elaborar estratégias para o crescimento e o desenvolvimento organizacional.
  2. Estruturação e Organização: atua na melhoria da produtividade e no alinhamento das ações e processos da empresa com a estratégia empresarial, buscando melhorar os resultados do negócio.
  3. Inteligência de Mercado: focada em oferecer soluções às pequenas e médias empresas que querer obter e analisar dados sobre o seu mercado de atuação para melhor aproveitar as oportunidades e tomar decisões estratégicas.
  4. Gestão de Pessoas: oferece serviços que ajudam pequenas e médias empresas a melhor gerir os seus funcionários e a desenvolver políticas e planos de gestão de pessoas alinhados à estratégia organizacional.
  5. Análise de Investimento em Tecnologia: atua na realização da análise da real necessidade de investimento em tecnologia por parte da pequena ou média empresa, buscando identificar no mercado a melhor solução tecnológica baseado na necessidade e nos objetivos empresariais.

Portanto, é a realidade da empresa e os objetivos a serem alcançados que determinarão como uma consultoria irá atuar. E também esse fator deve ser avaliado para decidir entre contratar uma consultoria empresarial ou realizar o trabalho com recursos próprios.

Fale com a Riback, Organize, Inove e Cresça.

Faça o Futuro de Sua Empresa com a Riback

Fonte: Inteliplan