Setor de franquias cresceu 8% em 2017, faturou quase R$ 164 bilhões e atrai muito investidor de primeira viagem

Para quem tem uma empresa e quer franquear, é preciso seguir um passo a passo. Após 10 anos como franqueado de outras marcas, o empresário Gláucio Athayde, por exemplo, decidiu experimentar o outro lado e virou franqueador.

Em 2014, ele e dois sócios abriram uma escola de culinária, que oferece cursos profissionalizantes a preços acessíveis no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Gláucio conta que ficaram operando unidades próprias por três anos: três unidades em dois estados. Há um ano, ele e os sócios decidiram franquear o negócio.

“A gente já sabia do potencial, mas queria fazer todos os testes, porque era a primeira vez que a gente tava atuando na área da gastronomia”, conta.

Passo a passo

O primeiro passo para franquear o seu negócio é conhecer a lei de franquias e fazer um estudo de franquealidade dele, como explica o presidente da Associação Brasileira de Franchising, Altino Cristofoletti. É possível replicar o negócio em pequenas e grandes cidades? Em shopping center, na rua ou quiosque?

Depois, é preciso formatar a operação da franquia, elaborar um manual com normas e estabelecer como será a remuneração do franqueado e do franqueador, as taxas de franquia e royalities.

Em seguida, vem o período de testes. No caso do Gláucio, ele abriu uma unidade piloto da escola em outro estado, para funcionar como se já fosse uma franquia. O formato deu tão certo que, em um ano, a rede vendeu 34 franquias e já tem 15 em funcionamento. A previsão de faturamento para este ano é de R$ 5 milhões.

ABF – Associação Brasileira de Franchising

Av. das Nações Unidas, 10989 – 9 º e 11° andar, Conj. 92 e 112 -Vl. Olímpia – São Paulo/SP – CEP: 04578-000

Telefone: (11) 3020-8800

Fonte: ABF

_____________________________

Para conhecer nossas Franquias e fazer contato com a Riback

Whatsapp: +55 21 99494-3013

Telefone: 21 3085-6408

contato@riback.com.br