Gestão Empresarial

Gestão Empresarial

1.       Gestão empresarial –  é um termo que se refere às técnicas de gestão, avaliação e ao conjunto de ferramentas respectivas concebidas para ajudar empresas na tomada de decisões estratégicas de alto nível.

Geram um conjunto de opções, diretrizes e valores que seus lideres determinam para a empresa ter um desenvolvimento ao longo prazo. Essas estratégias servem para que o empresário se antecipe com os problemas que podem ocorrer durante o caminho, visa também diminuir o risco do insucesso. Elas são encontradas nas visões e missão de cada empresa. Alguns tipos de estratégia nas empresas é a redução de custos, de inovação, de expansão e internacionalização. Ser estratégico é se preparar para enfrentar e vencer os desafios, enxergar ameaças e oportunidades que ainda não existem.

1.1.    Reestruturação ou Reengenharia – É uma estratégia de gestão de negócios com foco é em análises, projetos de fluxos de trabalho e processos de negócios na organização. A ideia consiste em auxiliar as organizações a repensar uma forma de realizar suas atividades com menor custo, melhor atendimento ao cliente e se tornarem competitivas no mercado. Pode ser usada em três situações:

a.       Quando a empresa está passando por graves problemas, e não tem outra alternativa a não ser começar de novo.

b.       Quando a empresa ainda não se encontra em dificuldades, mas é possível prever futuros problemas, e por isso resolve passar por uma reestruturação para evitar esses problemas.

c.       Quando a empresa tem um ótimo desempenho, e mesmo não tendo previsões de problemas futuros, opta por passar pelo processo de reestruturação para ganhar mais vantagem em relação aos concorrentes e aumentar ainda mais seu desempenho, com a ideia de que ao refazer algo que já é bom, é possível alcançar algo ainda melhor.

1.2.    Gestão compartilhada – É a Reestruturação da empresa e a permanência da Consultoria como um departamento de controle, realizando a supervisão de todos os processos operacionais periodicamente, e juntamente com os gestores ajudam no crescimento da Empresa. Essa gestão é sustentada por 4 pilares centrais que alinhados geram resultados positivos para a empresa, são eles:

a.       Recursos Humanos – é a aplicação um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

b.       Operação – mapeamento de processos e atividades e a interpelação entre essas e os colaboradores que fazem parte do processo tem que estarem bem definidos e alinhados para o melhor resultado operacional da empresa.

c.       Marketing e Comercial – gestão de canais de marketing e comerciais, analise de mercado, analise de publico alvo, analise de precificação, entre outras fazem parte desse contexto.

d.       Financeiro – gestão financeira atual e planejamento financeiro futuro são imprescindíveis para o melhor controle dos investimentos presentes e futuros.

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