Como expandir seu negócio com uma franquia

Como a Riback pode te ajudar?

Avaliação de Franqueabilidade
Desenvolvimento dos Manuais
Estruturação da Área Responsável pela Gestão da Rede
Estudo de Viabilidade – Plano de Negócios
Expansão Internacional
Expansão Nacional
Ferramentas de Gestão da Rede
Ferramentas para Análise de Perfil
Implantação e Execução do Plano de Expansão
Instrumentos Jurídicos
Manual de Gestão da Rede
Mapeamento e Definição dos Processos
Marketing e Divulgação do Negócio
Plano de Expansão (PE)
Plano Estratégico de Expansão
Programa de Capacitação para a Equipe da franqueadora
Programa de Orientação Continuada (POC)
Programas de Capacitação
Seleção dos Franqueados

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Para onde expandir?

Na  elaboração do  Plano de Expansão, são levantados por meio de ferramentas mercadológicas os municípios com melhor potencial para a expansão do negócio.
É feito um cruzamento do perfil do negócio com o perfil da região e da população. De acordo com particularidades do negócio, outros fatores são levados em consideração para identificarmos o potencial para implantar franquias nas diversas regiões do País.

Como garantir o padrão de qualidade e o conceito do negócio?

Aqui entra uma parte muito importante do Projeto de Expansão – os Manuais de Operação do Negócio.
A partir do momento que o empresário decide expandir o negócio com franquias ou outra rede de negócios (própria, licenciada), deve pensar como replicar o modelo de sucesso que tem hoje. A forma ideal é por meio dos Processos, Manuais e dos Programas de Capacitação para os futuros franqueados e sua equipe.
Temos uma equipe especializada em mapeamento e análise de processos que atuará diretamente na operação para entender e replicar o know-how da empresa franqueadora. Os resultados desse trabalho são os Manuais para cada área, de forma a atender as necessidades do dia a dia do franqueado.
Orientamos na estruturação interna da franqueadora e na capacitação da equipe que deve atuar no processo de expansão e na gestão da rede.

Quais as vantagens para os futuros franqueados da rede?

  1. Os franqueados obtêm uma série de vantagens competitivas.
  2. Entrar em um negócio já testado e com marca consolidada no mercado; eliminar etapas, com a experiência do franqueador;
  3. Atuar em território definido e com processos que orientam na condução do negócio;
  4. Beneficiar-se dos poderes de uma grande marca;
  5. Conquistar ganhos em escala;
  6. Minimizar os riscos de empreender por conta própria.

Como preservar a marca?

Além dos manuais e do programa de capacitação, existem os contratos que vão regulamentar a relação franqueado x franqueador e que cobrem todos os pontos possíveis de futuros problemas para a marca.
A orientação de advogados especializados em franchising e em redes de negócios fazem parte do Planejamento Estratégico e orientam desde o registro da marca e de a todos os cuidados com a transferência de uso dessa marca para terceiros-franqueados. O objetivo é que o franqueador inicie o processo de expansão com o máximo de segurança, estejam suficientemente claros os direitos e deveres tanto do franqueador quanto do franqueado e, que os futuros franqueados tenham também seus direitos assegurados e ambos possam estabelecer uma saudável relação ganha-ganha.

Qual canal de venda a empresa deve utilizar?

Avaliação Estratégica de Canais de Distribuição ou Canais de Vendas
A grande dúvida de muitas empresários, tanto do comércio como da indústria é sobre qual canal de vendas deve utilizar para a distribuição de seus produtos. Para esclarecer e ajudar o empresário na melhor solução realizamos uma Avaliação Estratégica de Canais de Distribuição onde vai comparar as diversas estratégias de distribuição que a empresa pode utilizar.
O desafio é saber qual o canal que permite maior controle do empresário sobre como atua no mercado, com custos coerentes com a estrutura financeira da empresa e que permita uma expansão em um tempo desejado. Compara as vantagens e desvantagens de cada canal de venda e destaca aquele que oferece melhores condições de ganho de mercado e de potencialização.
É como um orientador de rotas e desvios que deve acontecer antes do início da caminhada, ou seja, da expansão.
Muitos aspectos estão envolvidos nesta definição e somente um amplo estudo pode levar segurança para o empresário.