Auditoria Contábil na Gestão Empresarial

A Função da Auditoria Contábil na Gestão Empresarial

 

auditHoje em dia em um tão competitivo mundo empresarial, onde cada organização busca de alguma forma obter diferenciais para obter êxito em seus negócios e atingir os resultados esperados as informações geradas pela contabilidade e suas ramificações tem se tornado de grande ajuda para criação de estratégias inovadoras e de impacto. Neste sentido as empresas têm buscado auxilio na auditoria a fim de identificar possíveis contingências nos registros contábeis que estejam inviabilizando a continuidade dos negócios.

Sendo vista como um importante instrumento de gestão administrativa que engloba informações importantes de todos os segmentos de uma empresa a contabilidade mantém um elo de conexão com os sistemas de auditoria que visam avaliar as informações produzidas pela contabilidade tornando-as cada vez mais confiáveis e seguras.

Diante do exposto a auditoria não se prende somente a fatores relacionados a contabilidade estende-se a todos os segmentos da empresa que geram informações a contabilidade assim como os fatores externos que a influenciam de alguma forma. Em uma auditoria que tenha como foco expressar opinião sobre as demonstrações contábeis o auditor, portanto, analisara todos os setores da organização que possam influir e gerar informações para as demonstrações em questão.

Portanto o objetivo deste artigo é avaliar a importância dessa especialização da contabilidade para auxiliar na gestão empresarial das organizações.

Aspectos Gerais de Contabilidade e Auditoria

A contabilidade tem se tornado no contexto atual uma ferramenta de informações gerenciais cada vez mais importantes para a tomada de decisões dentro das organizações. Com a finalidade de promover os meios de controle de todos os dados que possam impactar ou causar variações no patrimônio, a contabilidade é o instrumento de medição e avaliação do patrimônio e dos resultados auferidos pela gestão da administração da entidade. Essa metodologia consiste em captar e classificar valores das operações através de documentos seja interno ou externo, para que, por sua vez sejam registrados de forma permanente de acordo com os fatos administrativos e segundo os princípios e normas que regem a contabilidade.

Nesse cenário a auditoria surge como uma especialização da contabilidade voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial que foi implantado com o objetivo de expressar opinião sobre determinado dado. A auditoria contábil consiste em avaliar através de exames a confiabilidade das informações fornecidas pela contabilidade em seus registros e nas demonstrações financeiras. Os exames de auditoria obedecem a normas claras e incluem procedimentos de comprovação dos dados examinados caracterizados por uma atitude de reflexão competente e independente.

A necessidade de avaliar os registros contábeis teve como consequencia o surgimento da auditoria concomitante o aparecimento de grandes empresas e a taxação do imposto sobre a renda, baseado no lucro retirado das demonstrações contabeis sua evolução ocorreu em paralelo com o desenvolvimento economico e com as grandes empresas formadas pelo capital de muitas pessoas.

A auditoria contábil compreende a inspeção de livros contábeis, registro, exame de documentos bem como a obtenção de informações relacionadas com os controles internos e externos e tudo relacionado com o patrimônio da empresa auditada.

Esse instrumento oferecido pela contabilidade serve para da credibilidade as informações fornecidas pela contabilidade tornando-se um mecanismo de gestão empresarial.

O objetivo da auditoria se resume no conjunto dos elementos do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos Administrativos. Fatos não registrados documentalmente também são objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam essas atividades  relacionadas ao patrimônio auditado.

Hoje em dia o papel do auditor vai muito além de simplesmente identificar problemas. Ele tem que conhecer a empresa e atuar no sentido de corrigir as falhas existentes dentro do processo de gestão. Com isso, ele ajuda no desenvolvimento da organização e contribui para o aperfeiçoamento de sua competitividade, reduzindo a ineficiência, auxiliando no rigoroso cumprimento das obrigações fiscais, resguardando créditos de terceiros contra fraudes e dilapidações e posibilitando melhor controle de bens, direitos e obrigações.

Gestão e Administração Empresarial

Gestão [do latim gestione.] Ato de gerir; gerência, administração (novo dicionário Aurélio, 1ª edição.).

Administração significa em primeiro lugar, ação. Administrar é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: Planejamento, execução, organização e controle. Para entendermos melhor segue abaixo as descrições dos processos elencados acima.

O planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos.

Execução é o processo de realizar atividades e utilizar recursos para atingir os objetivos.

Organização é o processo de definir o trabalho  a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis segundo algum critério.

Controle é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.

A principal função da gestão empresarial é definir os rumos que a organização ira tomar, quais mercados deve prospectar, que produtos devem oferecer bem como maneiras de gerar recursos financeiros pra dentro da organização. E para cumprir essa difícil tarefa a administração deve estar bem fundamentada na tomada das decisões e a contabilidade é sua principal fonte de informações, exatamente por isso essas informações devem ter bastante clareza e confiabilidade. A função da auditoria nesse sentido é avaliar se os procedimentos contábeis adotados estão de acordo com os princípios e convenções contábeis bem como se a legislação vigente esta sendo obedecida na sua plenitude, devendo inclusive se necessário direcionar o empresário a tomar providencias que modifiquem sua organização e estrutura organizacional a fim de obterem êxitos nos negócios.

Conclusão: Função da Auditoria Contábil Dentro das Organizações

De todo o exposto considerando que no mundo globalizado onde as informações em tempo real já fazem parte do dia a dia não somente das grandes organizações mais também da população de um modo geral fica nítida a necessidade da implantação nas empresas de culturas organizacionais que venham agregar valor.

Neste cenário entra a contabilidade como uma importante ferramenta de auxílio às organizações no controle de seus patrimônios e na gestão dos negócios. Conhecemos neste trabalho um pouco mais da auditoria, ramificação da contabilidade que tem como principal característica o exame de procedimentos adotados pelas empresas com o objetivo de expressar opinião sobre este e da importância da utilização dessa ferramenta na gestão empresarial de um modo geral.

A auditoria beneficia a gestão empresarial nos aspectos abaixo relacionados:

  • Fiscaliza a eficiência dos controles internos;
  • Assegura maior correção dos registros contábeis;
  • Possibilita a apuração de omissões no registro das receitas, na realização oportuna de créditos ou na liquidação oportuna de débitos;
  • Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas;
  • Opina sobre a adequação das demonstrações contábeis.

A Auditoria garante a qualidade dos números contábeis, ajuda no aprimoramento dos controles internos, permite a detecção de fraudes, cada vez mais comuns no ambiente corporativo, e aprimora o desenvolvimento das pessoas. Enfim, é um serviço que contribui muito para o desenvolvimento da empresa

Referências Bibliográficas

– MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaro. Introdução a Administração: 5ª Edição: Atlas. 2002.

– ATTIE, William.  Auditoria: 3ª Edição: Atlas. 2006.

– Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Auditoria_cont%C3%A1bil

– Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_estrat%C3%A9gica_de_empresas